12 junho, 2017

A guerra que salvou a minha vida (Kimberly Bradley)


Eu estava namorando esse livro desde o seu lançamento, e, como eu amo histórias que se passam durante a Segunda Guerra Mundial (tô até pensando em fazer um post falando sobre livros que se passam durante ela, o que vocês acham?), óbvio que logo fiquei louca pra ler A guerra que salvou a minha vida. Mas acabei tendo que me aguentar e adiar um pouquinho a compra dele. Porém, graças a Karoline, do blog Palavras Ambulantes, recebi há um pouco mais de duas semanas, um pacotinho da submarino com esse livro lindo. Infelizmente, eu não estava em casa no dia em que ele chegou, mas minha mãe recebeu ele e, dias depois, quando voltei pra casa, em plena segunda feira, me deparei com ele ali me esperando. Tem coisa melhor que começar uma semana com um livro novo e fofo na estante? Acho que não, em!

Sobre a história



A história vai ser narrada pela Ada, uma garotinha de dez anos que nunca se quer saiu pra fora de casa, e isso porque ela não queria deixar sua mãe com vergonha na frente dos outros, por cauda de sua deficiência no pé direito; seu pé torto. A única coisa que a menina conhecia do mundo era o que existia dentro do apartamento e o que conseguia enxergar da janela do apartamento onde morava, além das coisas que seu irmão menor, Jamie, lhe contava quando chegava em casa da rua. Ao contrário dela, sua mãe deixava Jamie ter uma vida normal, deixando ele brincar na rua e até mesmo ir à escola.

Trancada naquele apartamento, Ada cuidava da casa e do irmão sozinha, e diariamente sofria os maus-tratos da mãe, que demonstrava o tempo todo ter vergonha de sua deficiência. Mas uma guerra estava se aproximando e, quando Londres se tornou um lugar muito perigoso, já que a cidade corria o risco de ser bombardeada pelos alemãs, algumas famílias decidem mandar seus filhos para o interior da Inglaterra, na esperança de mantê-los em segurança lá. Ada vê nisso uma chance para fugir com seu irmão e ter uma vida melhor e, mesmo com sua dificuldade de andar, ela e Jamie conseguem escapar.

Foi nessa escapada que Ada descobriu um novo mundo à sua frente; um mundo o qual ela foi privada por tanto tempo de conhecer. Ao chegarem em uma cidadezinha no interior, eles são alojados na casa de uma moça chamada Susan, que no começo reluta em querer os dois, mas acaba por cuidar deles no final. Lá, eles vão descobrir o que é receber carinho, o que é ser amado e cuidado e, o mais importante de tudo, vão descobrir o que é um lar de verdade.


Pra começo de conversa, esse foi um dos livros mais encantadores e inspiradores que já li! Ele não é só um livro sobre uma criança que está vivendo em um mundo em guerra. É um livro de uma criança que, pela primeira vez na vida, está conhecendo um mundo novo e completamente diferente daquele ao qual ela conhecia presa naquele apartamento minusculo em que dividia com sua mãe e seu irmão. Infelizmente, existem sim uma guerra acontecendo, mas além de vermos essa guerra pelos olhos de uma menina de dez anos, também vamos conhecer o mundo visto por seus olhos, pela primeira vez. 

Fiquei encantada com a reação da Ada ao descobrir um novo mundo fora daquele quarto minusculo que vivia antes. Porém, por ter sido privada de carinho e ter sido tratada a vida inteira como inferior, ela acabava, muitas vezes, não aceitando algumas coisas boas que acontecem com ela, achando que não merece de fato tudo aquilo. Em alguns momentos, ela simplesmente se negava a ser cuidada por outra pessoa que não fosse ela mesma, dizia coisas feias para Susan, era ingrata, chata e até mesmo irritante, mas aí eu lembrava tudo o que ela já tinha sofrido, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e eu só ficava com vontade de entrar no livro e poder dar um abraço super apertado nela. 

Já a mãe dela... isso é uma outra história. Eu sempre tento ver os dois lados da moeda, não importa se o personagem é o vilão ou o mocinho da história que fez alguma burrada. Sempre tento ver uma razão para aquele personagem ser do jeito que é, dizer o que diz e ter as atitudes que tem, e juro que tentei (repito: tentei) ver o lado dela, de como as pessoas eram criadas naquele tempo, de suas crenças e coisas do tipo, mas não consegui de maneira nenhuma compreender o porquê a "Mãe" tinha um preconceito tão grande com a própria filha, só por causa de uma deficiência. Ninguém nunca deve ser julgado e muito menos ser tratado como inferior só por causa de sua deficiência. Nunca! E isso foi o que me irritou durante a leitura. Mas, tirando esse fato e minha vontade de entrar dentro do livro e falar poucas e boas pra "Mãe", eu amei a Ada e o Jamie. Não tem como não se apegar aos dois durante a leitura e não se emocionar no final.

Pra terminar, A guerra que salvou a minha vida é um livro cativante que me deixou com o coração apertado em diversos momentos, mas que também me arrancou sorrisos e me emocionou bastante em tantos outros. Essa é uma história sobre muitas batalhas que precisamos vencer para conquistar nosso lugar nesse mundo, independente das nossas diferenças ou de nossas limitações. Esse é um livro que vou levar pra vida toda em meu coração 

Sobre a edição



O único livro da DarkSide que eu já tive contato (tirando os que eu sempre namoro nas livrarias da Saraiva e da Cultura), foi O Circo Mecânico Tresaulti, que peguei emprestado de uma colega minha há um bom tempinho atrás. Nunca tive um livro da caveirinha para chamar de meu, mas fiquei muito feliz por esse ser o primeiro. Por ser do selo DarkLove o livro tem essa aparência mais delicada e fofinha. Bem, mas se tratando da caveirinha mais amada dos leitores, sempre podemos esperar uma edição e um trabalho maravilhoso quanto as edições, né?! 

Bom, a edição é capa dura e vem com essa fitinha toda delicada de cetim na cor azul ^-^ Amei essa ilustração da Ada olhando para pista de pouso e amei mais ainda a capa ter esse recobrimento imitando retalhos de tecidos, eles deram um charme muito fofo pro livro, além de ter uma ligação linda com uma parte da história. As páginas são amareladas e tem uma textura bem diferente dos meus outros livros, ela tem uma textura bem gostosa e grossinha. Enfim, devorei ele em 24 horas. Ele é uma leitura super rápida e muito gostosa, além de ter personagens muito cativantes. E sim, ele entrou pra minha lista de melhores leituras do ano :)


Essa folha de guarda com essas lavandas são uma gracinha *-*


Foi meio estranho ler esse livro, porque o livro que eu estava lendo antes era A Garota que Roubava Livros, ou seja, eu estava no meio da Alemanha nazista que estava atacando a Inglaterra e, de repente, eu fui parar na Inglaterra que estava sendo atacada pelos alemãs, mas que também estava revidando e atacando a Alemanha, onde eu estava na minha leitura anterior. Isso deu um bug muito louco no meu cérebro no começo, mas foi legal, hehe.


Uma foto com crianças refugiadas...


Eu simplesmente amei essa página de jornal *-* Essa é uma notícia anunciando que 20 mil crianças foram embora de Londres para o interior da Inglaterra...


Cada capítulo vem com um botão e alguns fiozinhos que vão variando a posição a cada capítulo...


Um avião sobrevoando a Inglaterra...


Essa imagem desse cavalo lindo *-* fiquei com saudades da égua do meu tio que é bem parecida com esse cavalo :(


mais alguns detalhes *-*


Eu amei demais a fonte dessa lombada <3


"Os prédios sumiram, e de súbito surgiu verde. Verde para todo lado. Um verde vivo, vibrante, esplêndido, subindo pelo ar em direção ao céu azul, azul. Eu olhei fascinada."
Acho que essa foi uma das partes mais marcantes da história pra mim. Ver a reação da Ada ao ver a grama pela primeira vez na vida, me fez refletir o quanto coisas simples podem passar despercebidas em nossas vidas, além de me fazer relembrar algumas reações minhas quando vi ou experimentei alguma coisa pela primeira vez ^^ 


Assim que vi essa etiqueta colada na embalagem do livro, pensei: não posso simplesmente te jogar fora, preciso fazer alguma coisa legal com você! Tomei todo o cuidado possível pra não estragar ela e colei nesse meu caderninho de inspirações, que inclusive, tem o Big Ben e o famoso ônibus vermelho na capa *-*


Título: A Guerra que Salvou a Minha Vida | Editora: Darkside Books | Páginas: 233 | ISBN: 978-85-9454-026-3

Adicione: Skoob | Goodreads

Alguém aí já leu? Tem vontade ou ficou curioso?

Obrigado por tudo, cativados! Beijos e até a próxima :*

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oi, Andressa!
    Eu toda vez que vou na Saraiva fico que nem uma louca folheando essa obra, porque toda a edição da editora está maravilhosa, me deixando morta de inveja por ainda não ter a obra.
    Eu ainda não gosto de ler livros que retratam esse período, eu prefiro assistir filmes ou documentários, mas desde que lançou esse livro eu tenho tentado dar uma oportunidade, até porque a história tem uma vertente diferente da que geralmente estamos acostumados, certo? É totalmente desconcertante e interessante. Eu amei isso! Espero poder ler logo.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance pra esse sim Miriã, ele é muito lindo <3 E sim, ela tem essa linha diferente, e acho que é isso que faz essa história ser tão incrível e emocionante *-* Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo logo, e que goste tanto quanto eu gostei :)
      Beijos :*

      Excluir
  2. Oi Andressa, tudo bem? Meu coração tb ficou apertado em vários momentos lendo esse livro, eu achei linda a história, principalmente a relação das crianças com Susan, que é uma mulher sensacional! <3 Adorei a resenha e as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Susan é um amor, né? Fico feliz que tenha gostado chuchu ^^

      Excluir
  3. Já perdi a conta de quantas resenhas eu já vi desse livro e quero muito ler ele, mas só estou deixando para depois.
    Por favor deixe eu roubar todos esses botões para se juntar com a minha coleção!♥

    Beijão♥

    www.meumelhormomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, você também faz coleção de botões? *-* Tenho vários aqui em casa, hehe. Quanto ao livro, quando puder leia ele, a história é muito linda <3
      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi! Também amo muito livros que retratam essa época e apoio muito um post seu aqui com esse tema.
    Sobre o livro: QUE MARAVILHOSO! Não conhecia antes mas já me apaixonei! Já to vendo que vou ficar bem triste por conta do preconceito da mãe, mas aposto que vou gostar bastante do enredo
    E suas fotos são demais, os botões que você colocou ficou ainda mais lindo! Adorei a edição, que trabalho incrível, de verdade! Já está na minha lista!

    Beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição é ainda mais linda pessoalmente, e o enredo então, nem se fala, hehe. E pode deixar que logo vou fazer um post sobre o tema aqui no blog ^^ Ah, e fico feliz que tenha gostado das fotos florzinha *-*

      Excluir
  5. Olá, edição linda e história mais linda ainda. Estou querendo ler muito esse livro e conhecer mais essa história já vi várias resenhas e cada vez me emociono.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito linda mesmo, tenho certeza que você vai gostar e se emocionar ao lê-lo :)

      Excluir
  6. Primeiramente, acho que nunca contei isso aqui, mas seu blog é lindo! É maravilhoso acessar ele e ver tanta beleza <3
    O que foi essa resenha? Sinceramente, estou louca para comprar este livro, porém, não estou podendo comprar nada agora porque estou com vários para ler e estou sem dinheiro, minha mãe me mataria se eu comprasse mais livro. Então, não vejo a hora de tê-lo em minha estante. Só que depois dessa resenha, eu juro que quero esse livro para ontem.
    Sabe quando só a resenha já te trouxesse a sensação de estar lendo o livro? Bom, a sua é assim para mim! Eu simplesmente sou apaixonada pela forma como você consegue expor com cuidado a delicadeza da história e a sua sensibilidade é surreal. É maravilhoso ler suas resenhas!
    E as suas fotos, faz qualquer querer ter o livro na estante. São maravilhosas!
    Eu amei a resenha, sinceramente! Foi maravilhoso lê-la!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito, mais muito feliz em saber que você gostou da resenha e espero que possa comprar o livro e lê-lo logo, porque tenho certeza que você vai amar, assim como eu amei, hehe <3

      Ah, muito obrigado pelo carinho florzinha *-* Você não sabe o quanto fico feliz em saber disso <3

      Excluir
  7. Eu não curto livros que tem guerras como tema (acho que falei isso na sua resenha de A Garota Que Roubava Livros, né? hahaha), mas juro que fiquei interessada nessa leitura! Pra começo de conversa, a Darkside arrasou demais com o livro! Nunca li uma obra da Darkside, mas sempre que vejo os livros da editora são todos muito lindinhos. E segundo, acho que ia me apaixonar pela história porque, apesar de se passar em uma guerra, deve ser muito inspirador ver tudo pelos olhos de uma criança que está conhecendo o mundo pela primeira vez, sabe? É bem como você falou, acho que ia me ajudar a refletir sobre como coisas simples são importantes e a gente acaba não notando. Amei a resenha e as tuas fotos estão perfeitas, como sempre!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado chuchu ^^

      Vale muito a pena dar uma chance pra esse livro Gabs, mesmo que você não curta livros que se passem na guerra. Esse livro é lindo, tanto por dentro quanto por fora :)

      Excluir
  8. Oi Andressa.Amei a sua resenha
    Eu também fiquei louca quando soube desse livro que parece ser lindo demais e sua resenha vem confirmando o que eu ja esperava.
    Esse bonitinho esta esperando ne minha estante e em breve pretendo ler -lo também.

    E que ediçãl linda , neh? A Darkside arrada demais.

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado chuchu <3 Espero que você goste da leitura tanto quanto eu gostei florzinha :)

      Excluir
  9. Que livro mais maravilhosoooo! Na verdade, todos os livros dessa editora derretem meu coração. Você me deixou com muita vontade de conhecer a história com meus próprios olhos, haha, eu também gosto muito de livros que envolvem fatos históricos. Suas fotos, aliás, ficaram incríveis!

    Estou seguindo, viu? Tô apaixonada pelo seu cantinho!
    Beijo, Carol!
    controversios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Darkside sempre derretem o meu coração também <3 Quando tiver oportunidade, leia o livro, tenho certeza que você vai amar, hehe :) Ah, e muito obrigada pelo carinho chuchu *-*

      Excluir
  10. Já vi algumas resenhas desse livro no youtube e vendo a sua agora , fiquei com mais vontade ainda de lê-lo! A Darkside realmente faz um trabalho muito bom quando se trata de estética e "A guerra que salvou minha vida" é um claro exemplo disso.

    P.S : Amei o seu cantinho <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é um amor, Eva! Tenho certeza que você vai gostar muito dele, porque a história é muito apaixonante, hehe. E fico muito feliz que tenha gostado desse meu cantinho chuchu *-* Obrigada pelo carinho <3

      Excluir

Deixe um comentário, eu irei adorar saber o que achou sobre o post! ❤
Não se esqueça de clicar na caixinha "Notifique-me" para saber qual foi a minha resposta!